Grim Sky
Para a Operação Grim Sky o Rainbow Six irá escalar Clash e Maverick. Especialistas em comportamento de multidões e ataques de alta precisão respectivamente, eles irão também avaliar as novas instalações de treino na reformulada Base Hereford. O velho dá lugar ao novo.

A terceira temporada do terceiro ano trará modificações para corrigir o desalinhamento das miras das armas, um ajuste na escolha ociosa do Agente e melhorias no dimensionamento da resolução dinâmica nos consoles. Os alçapões também ganharão uma reformulação que irá melhorar sua destruição. Por fim, além de correções técnicas e de jogabilidade, traremos melhorias no mapa Consulado.

Data de lançamento: 2018 de Setembro

Assista ao Trailer
NOVOS AGENTES

2 NOVOS AGENTES

Juntando-se à equipe tática urbana da Rainbow—codinome Grim Sky (ou GSURTR)—estão Maverick, dos Estados Unidos e Clash, da Grã-Bretanha.

Quando a temporada começar, quem tiver o Passe de Temporada poderá desbloquear esses agentes imediatamente e ter acesso exclusivo por sete dias. Todos os jogadores poderão desbloquear esses Agentes com Credibilidade ou Créditos R6 depois que esse período de sete dias terminar.

Maverick Badge

MaverickATQ

ARMAS PRINCIPAIS:AR-15.50

M4

ARMAS SECUNDÁRIAS:1911 TACOPS

DISPOSITIVOS Granada de Fumaça

Claymore

VELOCIDADE: Alta

BLINDAGEM: Baixa

“O diabo mora nos detalhes… É lá que irá me encontrar.” – Maverick
Maverick se alistou no exército americano e mais tarde tornou-se Oficial de Inteligência, servindo em Cabul. Ele se juntou à Unidade e permaneceu no país para rastrear inimigos e coletar informações através da criação de redes de aliados e construção de esconderijos.
Ele estava investigando o desaparecimento de um repórter e acabou ele mesmo desaparecendo. A Unidade não tinha como se comunicar com ele, até que Maverick ressurge dois anos depois com informação suficiente para desmantelar uma grande operação de rebelião. Ninguém sabe o que aconteceu com ele durante esses dois anos, mas desde então ele carrega um maçarico feito por ele mesmo que consegue fazer buracos em superfícies de metal.
A experiência de Maverick e suas missões bem sucedidas o tornaram uma lenda entre os Coletores da Inteligência. Erik “Maverick” Thorn chamou a atenção do Rainbow Six.

HABILIDADE ÚNICA:

DISPOSITIVO: MAÇARICO EXOTÉRMICO-S “SURI”

O maçarico do Maverick pode penetrar qualquer superfície, inclusive paredes reforçadas e alçapões. É necessário ter uma mão firme e conhecer o ambiente para conseguir criar pequenos buracos e linhas de visão. Maverick precisa estar próximo para usar seu equipamento na superfície desejada. Este maçarico quase não faz barulho, mas fica sem combustível rapidamente. Entretanto, a alta precisão deste dispositivo o torna uma ferramenta bastante criativa e prática, e sem depender de tecnologia digital. Usar o maçarico Exotérmico-S pode ser arriscado, mas a equipe pode conseguir altas recompensas se utilizá-lo de maneira eficiente e habilidosa.

ClashDEF

ARMAS PRINCIPAIS:ESCUDO CCE




ARMAS SECUNDÁRIAS:P-10C
SPSMG9

DISPOSITIVOS Arame Farpado

Granadas de Impacto

VELOCIDADE: Baixa

BLINDAGEM: Alta

“Chega mais perto. Eu duvido.” – Clash
Nascida e criada na Inglaterra, Clash é uma policial durona que serviu no Grupo Territorial de Apoio, comandando a linha de frente durante os tumultos de Londres em 2011. Ela conquistou uma posição em uma divisão tática da polícia (SCO19), tornando-se reconhecida dentro da polícia metropolitana de Londres (MPS).
Ela é especialista na elaboração de estratégias de controle de multidão e até ganhou permissão especial para frequentar reuniões do Comando Dourado. Ela mais tarde se tornou uma Detetive Policial. Sua experiência, histórico de serviço e persistência no trabalho chamou a atenção do Rainbow Six.
Apesar de exercer uma nova função como DP na MPS, ela sabe que seu lugar é na linha de frente. Esta nova defensora do Rainbow Six é nada mais nada menos que Morowa “Clash” Evans.

HABILIDADE ÚNICA:

DISPOSITIVO: ESCUDO CCE

Clash é a primeira defensora a usar um escudo. O Escudo CCE é sua arma primária; ela pode trocar para sua arma secundária a qualquer momento, mas para isso ela precisa guardar seu escudo primeiro. Seu escudo extensível à prova de balas tem a habilidade de desacelerar os inimigos usando um gerador de carga de alta voltagem (CFG) que é emitido diretamente da frente do escudo em formato cilíndrico. Inimigos que forem pegos no CFG também sofrem dano fraco ao longo do tempo. O uso eficaz do escudo permite que Clash obstrua pontos de acesso e evite ou atrase uma investida dos atacantes.

NOVO MAPA

REFORMULAÇÃO DE MAPA: BASE HEREFORD

O objetivo da reformulação do mapa da Base Hereford é tratar de problemas referentes à sua fluidez, balanceamento e temática visual para tornar a nova Base Hereford mais viável em partidas competitivas. Esta será a primeira reformulação de mapa feita pela equipe de desenvolvimento, começando com a Operação Grim Sky. Esta remodelação do mapa contém várias mudanças e deve ser tratada como um novo mapa: a clássica e renovada Base Hereford.

Cada andar da nova Base Hereford terá uma área maior, o que significa mais paredes e pisos para destruir. Novas escadas e alçapões serão disponibilizados, permitindo mais movimentação entre os andares e tornando as rotações mais viáveis. Os jogadores perceberão uma mudança radical na estrutura das salas, mas o mapa continuará parecendo familiar apesar da nova configuração.

A identidade visual do mapa e sua coloração também ganharão uma atualização, dando mais personalidade a cada andar. Os jogadores irão encontrar uma mistura de influências antigas e novas, e salas tematicamente distintas. Entretanto, o mapa manterá sua “essência”, fazendo várias referências à antiga Base Hereford.

Graças ao seu apoio e comentários constantes, a equipe de desenvolvimento juntou uma boa quantidade de informações para efetuar as correções necessárias, balancear o mapa e levar a Base Hereford a um novo patamar.

Experimente jogar em nosso servidor de teste e envie seus comentários no R6 Fix.

Assista ao Trailer
CONJUNTO DE ELITE

CONJUNTO DE ELITE DA FROST

Não importa o frio que faça, a Frost sabe receber as pessoas. E ela faz isso utilizando armadilhas. Independente do clima, vamos celebrar esta especialista da JTF2 com um conjunto de elite muito legal.

A Agente de Elite Frost está pronta para encarar climas polares com seu uniforme de caçadora, animação de vitória, estampa de dispositivo para sua Sterling MK2 LHT e estampa de arma para a Super 90, 9mm C1 e MK1 9mm. Ela também terá o amuleto Chibi Elite Frost.

Este conjunto estará disponível na seção de uniforme da Frost no lançamento da Operação Grim Sky.

Ver animação
ESTAMPAS PARA ARMAS

ESTAMPAS PARA ARMAS DE GRIM SKY

Durante a Operação Grim Sky, o Reino Unido será o destaque. As estampas de armas da temporada são as famosas Whitehall 1212, o espírito indomável da Majesty, a icônica Spitfire e o charme real da Sovereign. Elas irão enfeitar seus equipamentos.

As estampas de armas da temporada só poderão ser desbloqueadas durante a Operação Grim Sky. Depois de desbloqueadas, essas estampas podem ser aplicadas em todas as armas disponíveis e permanecerão no seu inventário.

MELHORIA DO MAPA

MELHORIA DO MAPA DO CONSULADO

O céu pode parecer sombrio, mas o tempo está abrindo para o Consulado. A equipe de desenvolvimento desenterrou umas plantas antigas e procurou maneiras de melhorar o mapa, levando em consideração tanto os Atacantes quanto os Defensores.

O local de início Zona Policial será expandido, oferecendo um caminho mais seguro até o prédio fortificado. Já o local de início Posto de Gasolina terá uma parede movida para evitar que adversários fiquem espreitando e matem antecipadamente.

Também adicionamos um quarto local de bomba no Caixa Eletrônico e Arquivos. Hora de rever suas estratégias.

Esta é a segunda reformulação de mapa da equipe de desenvolvimento, a primeira foi na Casa de Campo. Não deixe de jogar em nosso servidor de teste e envie seus comentários no R6 Fix.

Ver as alterações
Verificação em 2 etapas

Verificação em 2 etapas
para partidas Por Colocação

2-Step Verification

Durante a Operation Grim Sky, a verificação em 2 etapas será uma exigência para que qualquer jogador de PC possa entrar em uma partida Por Colocação. Isso terá início com uma campanha de conscientização, seguida pela ativação do bloqueio.

A campanha de divulgação tem início no primeiro dia da Terceira Temporada do Ano 3, por aproximadamente 1 mês. Aqueles que ainda não ativaram a verificação de 2 etapas serão notificados no jogo, e serão instruídos em como proceder. Assim que ativada, você receberá um pacote exclusivo do Thermite. Se você já ativou a verificação, também irá receber esse pacote exclusivo.

A exigência da verificação em duas etapas será ativada durante a Temporada, provavelmente entre as atualizações 3.1 e 3.2.

Todos os jogadores serão informados da data correta assim que finalizada.

Balanceamento de Agentes

Balanceamento de Agentes

Informações detalhadas sobre as mudanças podem ser encontradas em nosso artigo Notas do designer: Pré-temporada.

Thatcher

  • As granadas EMP irão desativar temporariamente as câmeras, ao invés de destruí-las.

Twitch

  • O drone de choque fará um ruído levemente mais alto.

Adendo aos ajustes

Ao longo da fase de servidor de testes, disponibilizamos ajustes de equilíbrio adicionais.

Maverick

  • Redução no dano causado pelo maçarico ao arame farpado.
  • Substituição das granadas de fumaça por granadas atordoantes.
  • Leve aumento no volume do maçarico.

Hibana

  • Redução de 6 para 4 cargas necessárias para destruir uma abertura.

Zofia

  • Redução de 4 para 3 granadas de concussão na KS79 Lifeline.

Glaz

  • O OTs-03 não pode mais destruir os painéis protetores de Castle.
Melhorias

Melhorias e ajustes gerais

  • game balancing icon

    Balanceamento do
    jogo

  • player comfort icon

    Conforto do
    jogador

  • game health

    Saúde do
    jogo

  • playlist changes icon

    Mudanças nas Condições
    de jogo

Balanceamento do jogo

Mudanças nos reforços para aberturas

Os reforços para aberturas terão destruição parcial.

Nosso objetivo é trazer destruições menos binárias para as aberturas. Aprimoramos nossa forma de lidar com esse tipo de reforço, e agora podemos trabalhar naquilo que antes nos impossibilitava destruições parciais.

Conforto do jogador

Escolha de Agente inoperante

Se você não puder escolher um Agente antes do término da fase de seleção, você não será mais um recruta; você será um Agente aleatório da lista de personagens desbloqueados, com a exceção daqueles já selecionados por seus companheiros de equipe.

Para os outros 11 recrutas disponíveis, o pesadelo não acabou. Você ainda poderá selecionar um recruta manualmente.

Funções aprimoradas para o modo silencioso

Vamos implementar funcionalidades adicionais para silenciar, possibilitando que nossos jogadores tenham maior autonomia sobre sua experiência com R6 Siege. Os usuários agora poderão silenciar cada jogador individualmente. Por exemplo, você pode silenciar o bate-papo escrito de Emily; de voz para Gabriel; de texto e voz para Caio; e nenhum para Alice.

Saúde do jogo

Escala de resolução dinâmica

Vamos lançar resolução dinâmica nos consoles. O objetivo é melhorar a qualidade de imagem quando a carga da GPU estiver mais leve, e gerar melhor taxa de quadros por segundo em momentos que exigem mais da GPU. Com isso, você notará um desempenho mais consistente ao jogar, principalmente em situações nas quais a GPU fica mais sobrecarregada, como quando Fuze detona várias cargas.

Veja abaixo mais detalhes sobre a resolução dinâmica nos consoles:

• Xbox One em 900p, com escala de renderização entre 40% (1012x572) e 80% (1432x804).
• PS4 em 1080p, com escala de renderização entre 40% (1216x684) e 80% (1720x968).
• Xbox One X em 1728p, com escala de renderização entre 40% (1944x1092) e 100% (3072x1728).
• PS4 Pro em 1440p, com escala de renderização entre 40% (1620x912) e 100% (2560x1440).

Mudanças nas condições de jogo

Rotação de mapas

Com a adição do mapa Base Hereford reformulado, vamos atualizar as condições para partidas Casuais e Por Colocação. Teremos 12 mapas na rotação Por Colocação, e 18 nas partidas casuais. Todos os mapas serão estarão disponíveis nas partidas personalizadas.

Por colocação

Ranked Map Rotation

Casual

Casual Map Rotation
Correções de falhas

Principais correções de falhas

Gameplay

  • Consertado - Ao entrar numa partida em andamento durante a fase de ação, os jogadores interferiam nas teclas de atalho das ferramentas de observação dos companheiros.
  • Consertado - Às vezes os jogadores podiam atravessar paredes reforçadas com um escudo ajustável.
  • Consertado - A taxa de quadros por segundo caía ao acessar o mapa tático na fase de preparação.
  • Consertado - Se um jogador sofresse dano enquanto estivesse agachado com um escudo, a mão que empunha a arma atravessaria o escudo.
  • Consertado - Agentes atravessavam barricadas; em alguns casos, eles podiam ser vistos e atingidos.
  • Consertado - Era possível posicionar uma barricada ou reforço estando longe da porta/parede.
  • Consertado - Havia certa demora ao alternar da BOSG 12.2 para a arma secundária.
  • Consertado - O filtro de cor da ferramenta de observação desaparecia se, enquanto a usasse, sua saúde ficasse baixa.
  • Consertado - Se a opção de andar fosse ativada, o jogador andaria após pressionar alt+tab.
  • Consertado - Era possível deitar e atacar simultaneamente com um escudo.
  • Consertado - As armas podiam atravessar o piso se um jogador deitasse e se inclinasse.
  • Consertado - Animações corrompidas ao trocar de arma ou lançar gadgets enquanto o jogador estivesse deitado.
  • Consertado - Os jogadores não sofriam dano ao fazer rapel em meio à nuvem da granada de gás de Smoke.
  • Consertado - Detalhes da eliminação não eram exibidos se um jogador fosse abatido por um gadget de um inimigo morto.
  • Consertado - A animação do desativador recomeçava ao alternar a visualização.
  • Consertado - As texturas entre paredes reforçadas e indestrutíveis permitiam a passagem dos disparos.

Agentes

BANDIT
  • Consertado - Os jogadores podiam usar baterias de choque nos painéis protetores de Castle com um escudo ajustável.
DOKKAEBI
  • Consertado - Texturas de gelo cobriam a tela de interrupção da Bomba Lógica quando uma fosse executada enquanto um Defensor observasse pelas câmeras.
TACHANKA
  • Consertado - O escudo da metralhadora de Tachanka apresentava inconsistência, e jogadores podiam atirar através dele.
  • Consertado - Após alternar rapidamente entre gadgets e armas, a imagem de Tachanka aparecia corrompida ao montar a metralhadora, se visto em 3ª pessoa .
TWITCH
  • Consertado - O drone de choque não podia passar por cima de objetos com altura escalável.
VIGIL
  • Consertado - Animação incorreta ao recarregar a BOSG 12.2.
LESION
  • Consertado - As minas GU não eram acionadas se instaladas abaixo de uma abertura reforçada.
MIRA
  • Consertado - O Espelho Negro poderia criar um vão entre 2 reforços.
MONTAGNE
  • Consertado - A animação de extensão do escudo era reiniciada ao alternar a visualização.
  • Consertado - Os jogadores podiam saltar por cima do escudo de Montagne.
HIBANA
  • Consertado - Em alguns casos, os destroços de uma parede reforçada destruída pelo X-KAIROS flutuavam no ar.
FINKA
  • Consertado - A mão direita ficava desalinhada em relação à arma quando Finka ativava seu pico de adrenalina.
  • Consertado - Nos menus, a taxa de disparos da Spear .308 era de 780 disparos por minuto; o valor correto é 700.
BLITZ
  • Consertado - As áreas de acerto do escudo de Blitz não correspondiam às curvas do equipamento.
BLACKBEARD
  • Consertado - A área de acerto da cabeça atravessava o escudo do rifle ao ficar parado em certas superfícies.

Design de níveis

FRONTEIRA
  • Consertado - Em 2º Escritórios, jogadores escondidos sob a escrivaninha ainda recebiam dano.
  • Consertado - As armadilhas de Frost atravessavam os protetores de cabos localizados em 1º Sala do servidor, tornando-os parcialmente invisíveis.
  • Consertado - Os Agentes atravessavam a escrivaninha em 2º Arquivos, 1º Sala do servidor e 1º Sala de ventilação.
BARTLETT
  • Consertado - O capacho de Frost atravessava a mesa em 1º Sala de jantar, tornando-se invisível.
BASE HEREFORD
  • Consertado - Alguns objetos e paredes indestrutíveis não apresentavam colisão.
TORRE
  • Consertado - Drones podiam ser posicionados dentro do teto a partir de 2º Elevador.
CONSULADO
  • Consertado - A partir de P Cantina, era possível lançar drones dentro do teto, possibilitando avistar o local de muitos objetivos.
  • Consertado - Problemas de clipping em diversos pontos.
ARRANHA-CÉU
  • Consertado - Muitos destroços flutuavam depois da destruição da parede entre 2º Escritório e 2º Lounge.
MANSÃO
  • Consertado - Os perfuradores de Fuze ficavam presos e explodiam dentro do teto se posicionados próximos ao meio do quarto ladrilho.
  • Consertado - Os Defensores podiam se esconder sobre o armário em P Escritório antigo.
RESIDÊNCIA
  • Consertado - O modelo do personagem ficava invisível enquanto o jogador estivesse sob a escadaria em P Lavanderia.
  • Consertado - Jogadores com escudo podiam atacar Defensores através de persianas metálicas.
CANAL
  • Consertado - Era possível se esconder dentro do painel da sala elétrica.
  • Consertado - Em alguns pontos, o perfurador de Fuze saía pela culatra, eliminando o jogador que o havia disparado.
IATE
  • Consertado - Atacantes podiam posicionar drones dentro do teto em 2º Painéis elétricos.
LITORAL
  • Consertado - Uma parede em 2º Corredor desaparecia quando o jogador olhava em sua direção com uma câmera de Valkyrie, a partir do outro lado do corredor.
  • Consertado - Os jogadores podiam chegar até a lona roxa em EXT Piscina.
CLUBE
  • Consertado - Os drones conseguiam atravessar o telhado em 1º Entrada da cozinha.
  • Consertado - A partir de EXT Subtelhado leste, os Atacantes podiam lançar drones dentro da parede do clube.
  • Consertado - Os Agentes atravessavam o piso ao deitarem no banheiro.
  • Consertado - Os Agentes podiam atravessar a grade lateral das escadas em 2º Escadaria central, 1º Escadaria central e P Escadaria central.
PARQUE TEMÁTICO
  • Consertado - Durante a fase de preparação, os jogadores podiam sair através da parede.
CHALÉ
  • Consertado - Os jogadores podiam atirar em adversários através das escadas de 1º Salão de luxo.
KAFE
  • Consertado - Valkyrie era capaz de instalar câmeras dentro da parede entre 1º Câmara fria e 1º Cozinha.
OREGON
  • Consertado - Drones podiam sair do mapa em vários pontos.
  • Consertado - Falhas de clipping em diversos pontos.
  • Consertado - Havia um espaço entre a moldura da janela e a parede em EXT Descarte, possibilitando ao jogador ver dentro do edifício.

Experiência do usuário

  • Consertado - Carregamento infinito ao usar a opção de filtrar por nome no menu de amuletos.
  • Consertado - Cards de Agentes sem uniformes Elite tinham insígnias de pacotes de coleção.
  • Consertado - A posição do amuleto Chibi Vigil Ouro fazia com que ele atravessasse escudos.
  • Consertado - O efeito de fumaça não era mais colorido a partir do segundo pacote Alpha aberto.
  • Consertado - Algumas insígnias de coleções pretas estavam ligadas a estampas para armas aleatórias.
  • Consertado - As opções gráficas não eram aplicadas depois de aceitar as mudanças na janela pop-up.
  • Consertado - Havia uma leve lentidão ao percorrer os uniformes.
  • Consertado - Os jogadores não conseguiam ouvir seus companheiros pelo bate-papo.
  • Consertado - Depois de concluir um cenário, o jogador era levado ao menu principal, ao invés de ir para o próximo desafio.

Adendo às correções de falhas

Ao longo da fase de servidor de testes, disponibilizamos correções de falhas adicionais.

Gameplay

  • Consertado – A fumaça da boca das armas era muito densa e escurecia a tela.
  • Consertado – O modelo do Agente permaneceria no jogo se o usuário deixasse a sessão enquanto utilizasse a ferramenta de observação.
  • Consertado – Um ruído constante era reproduzido se o desativador fosse deixado numa superfície irregular.
  • Consertado – Miras a laser tinham texturas espessas nas lentes, escurecendo parcialmente a visão do jogador que atirasse com mira.
  • Consertado – Os oponentes podiam atingir os pés de Montagne por baixo do escudo, mesmo quando completamente estendido.
  • Consertado – A cabeça dos Agentes com escudo aparecia por cima da proteção caso estivessem parados e agachados.
  • Consertado – As espingardas não tinham recuo ao disparar rapidamente.
  • Consertado – Em algumas armas, o efeito da fumaça era muito denso quando o silenciador era usado.

Agentes

Clash
  • Consertado – Os efeitos visuais do escudo de Clash atravessavam barricadas quando a proteção estava ativada.
  • Consertado – Gadgets podiam atravessar o escudo elétrico de Clash.
  • Consertado – O jogador Atacante via alguns efeitos quando Clash usava o gadget de seu escudo contra o inimigo no outro lado da parede.
  • Consertado – Os efeitos visuais do escudo de Clash atravessavam barricadas quando a proteção estava ativada.
  • Consertado – O inimigo continuaria com a velocidade reduzida se Clash fosse eliminada ao ativar o escudo CCE.
  • Consertado – Nenhum clarão saía do cano da arma de Clash.
  • Consertado – Clash podia ser baleada através do escudo se um inimigo deitado forçasse colisão contra a proteção.
  • Consertado – Às vezes, acessar câmeras enquanto o escudo de taser estivesse ativado faria com que ele se ativasse automaticamente na próxima vez que fosse equipado.
Mira
  • Consertado – O jogador podia golpear ou atirar em Agentes atravessando o vidro do espelho de Mira.
Maverick
  • Consertado – A dobradiça vermelha em uma parede reforçada não era destruída pelo maçarico, criando um buraco em apenas um dos lados.
  • Consertado – O maçarico de Maverick causava 5 de dano, ao invés de 2.

Fuze

  • Consertado – Fuze não podia instalar um Perfurador enquanto fazia rapel.
  • Consertado – O Perfurador podia ser colocado na moldura de uma abertura reforçada.
Blackbeard
  • Consertado – O ícone do escudo no display de navegação não mudava ao receber dano.
Castle
  • Consertado – A zona de interação para remover os painéis protetores de Castle não era grande o suficiente.
Capitão
  • Consertado – O nome da arma de Capitão constava como Luison.
  • Consertado – Os cartuchos ejetados da M249 do Capitão flutuavam ao redor do jogador.

Experiência do usuário

  • Consertado – Havia um problema de clipping com a arma de Ela.
  • Consertado – Em terceira pessoa, a pistola P9 ejetava dois cartuchos com um único tiro.
  • Consertado – Dependendo da direção, o gás das submetralhadoras não aparecia ou aparecia com atraso ao primeiro disparo com o corta-chama.
  • Consertado – Os jogadores perdiam a maior parte das habilidades ao fechar o menu Opções, caso as alterações fossem realizadas de uma forma específica.
  • Consertado – Jogadores podiam entrar em outra sessão depois de serem expulsos por eliminação de companheiros de equipe.
  • Consertado – O som do drone continuaria se ele fosse destruído enquanto estivesse em movimento.
  • Consertado – O maçarico deixava destroços flutuando na parte inferior das paredes.
  • Consertado – Os jogadores eram expulsos com atraso depois de eliminar membros da equipe, e não sofriam nenhuma penalidade; a mensagem “Sincronizando dados” era exibida na tela de relatório após a partida.
  • Consertado – A aba Bônus no relatório pós-ação não seria atualizada, e o jogador veria a mensagem “Por favor, aguarde. Sincronizando dados...”.