8/2/2019

Blog do Desenvolvedor: retrocesso de MMR

Com o lançamento da A4T1, vamos ativar a função de retrocesso de MMR (Avaliação de Organização de Partida). Quando um trapaceiro levar um banimento, essa função vai retroceder todos os ganhos e perdas de MMR de todos os jogadores das partidas em que o trapaceiro banido participou na temporada atual. O sistema não vai liberar MMR para você além da maior MMR que você teve na temporada atual.

O objetivo desse retrocesso de MMR é ajudar a reduzir o impacto em longo prazo que os cheaters causam às colocações. Isso vai ser uma ferramenta adicional no nosso arsenal enquanto continuamos rumo ao estabelecimento de contramedidas melhores para combater trapaças.

Em sua fase de preparação, antes de entrar em vigência, o sistema de retrocesso de MMR vinha sendo usado silenciosamente no plano de fundo durante a temporada passada, tempo em que coletamos dados para identificar possíveis problemas, lidar com as discrepâncias e investigar os casos mais incontestáveis adequadamente. Já testamos vários métodos e parâmetros dentro das possibilidades do retrocesso de MMR, mas ainda queremos desenvolver mais esse processo com base no feedback da nossa comunidade.

Impacto em jogadores com trapaças (boosts)

Nesse gráfico, podemos ver a maior quantia de MMR removida para um único jogador a cada 30 minutos por um período de 24 horas.

Também estamos fazendo isso para reprimir esses serviços que usam cheats para alavancar contas. No informativo acima, os pontos mais discrepantes são jogadores com boosts tendo a MMR retrocedida de Platina/Diamante para divisões muito mais baixas. As maiores reduções (como MMR -5600, por exemplo) são os retrocessos de MMR de jogadores que vêm usando esses boosts por longos períodos.

Condições do retrocesso

A ferramenta atual vai retroceder a MMR de todas as partidas (vitórias e derrotas) em que o trapaceiro banido participou. Também exploramos outras opções, mas com base nos dados resultantes, retroceder todos os jogos vai ajudar a manter um ambiente estável, enquanto ainda reduzimos o impacto dos trapaceiros nas partidas.

Nos casos de teste em que retrocedemos a MMR apenas das partidas em que o time do cheater venceu, notamos que isso causou um forte desequilíbrio no montante total, pois a MMR que o jogador ganhou foi retirada, porém a que ele tinha perdido continuou faltando. Isso levou a picos exagerados de compensação de MMR (como visto no informativo acima) e consequentemente arruinou a MMR de pessoas que jogaram com um trapaceiro (intencionalmente ou não), especificamente nas colocações mais baixas da divisão Cobre. Essa remoção unilateral não é um sistema ideal e concluímos que, vencendo ou perdendo, o retrocesso da MMR de todas as partidas com um cheater confirmado apresenta uma solução mais eficaz. É possível observar como isso apareceu em dados a partir da perspectiva abaixo.

Nesse gráfico, Podemos ver a maior quantia de MMR indo para um jogador a cada 30 minutos, durante um período de 24 horas. Isso indica que as oscilações de MMR não são tão significativas quando imaginávamos a princípio.

Tempo do retrocesso

Devido ao nosso processo de detecção de trapaceiros, e o processo de banimento subsequente, não temos como identificar com precisão em quais partidas uma pessoa usou uma trapaça (por exemplo, saber o momento em que os jogadores ligam/desligam os cheats antes de serem pegos). A partir desse princípio, também exploramos a possibilidade de retrocessos de MMR limitados com base em partidas recentes; então comparamos o retrocesso dos últimos sete dias com o retrocesso da temporada inteira. Contudo, os resultados foram aleatórios demais e não foi possível determinar se realmente cobríamos a extensão total do comportamento negativo. Portanto, para poder garantir uma remoção que cubra com mais firmeza o impacto do trapaceiro, vamos prosseguir com o retrocesso de MMR de todas as partidas das quais o trapaceiro participou na temporada inteira.

Temos interesse em evoluir essa ferramenta a partir do feedback da nossa comunidade nos fóruns e no subreddit oficial.

Visite Outros Canais de Rainbow Six Siege

facebook icontwitter iconyoutube icontwitch icon